terça-feira, 28 de maio de 2013

Fisioterapia Respiratória na Gestação

Boa noite pessoal,
A postagem de hoje vai dar continuidade ao nosso tópico de obstetrícia (Adaptações fisiológicas da gestação), dando início ao tópico GUIA DO ESTUDANTE, onde este, está voltado para os acadêmicos de fisioterapia. A matéria é da Fisioterapeuta e Pós- graduanda em Fisioterapia hospitalar, Mauricelia Leite. Esperamos que gostem!!!

   ATENÇÃO!
ESTE TEXTO É VOLTADO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE.

 
Saiba um pouco, sobre os benefícios dos exercícios respiratórios, durante a gestação.

Desde os primeiros dias de gestação, o organismo feminino sofre inúmeras adaptações, tanto anatômicas como fisiológicas. Devido o aumento uterino, o Diafragma eleva-se em torno de 5cm da posição normal, em decorrência da compressão torácica causada pelo útero gravídico aumentando assim,seu comprimento de repouso e consumo maior de oxigênio, (em torno de 20%), ocasionando um padrão respiratório predominantemente torácico, do que abdominal.
Do ponto de vista hormonal, ocorre um aumento nos níveis sanguíneos de alguns deles, como (testosterona,GH) além do aumento excessivo da quimiossensibilidade ventilatória ao CO2  e a Hipóxia.
 
Diante do suposto, os exercícios respiratórios durante todo período gestacional, tem proporcionado segurança e conforto à esse grupo, melhorando Ventilação Alveolar e Complacência Pulmonar, diminuindo resistência das vias aéreas, além da manutenção da integridade muscular respiratória e adequação do padrão respiratório. Esses exercícios respiratórios, deverão ser iniciados o quanto antes, sendo realizados diariamente, afim de alcançar os resultados esperados. Dentre eles podemos citar o treino de padrão diafragmático e inspiração fracionada.
 
Caso você gestante, esteja lendo esta matéria e não seja da área, não deixe de procurar um Fisioterapeuta que possa lhe orientar e inicie já seus exercícios respiratórios!!
 
 
REFERÊNCIA:
Baracho, Elza; Fisioterapia aplicada à saúde da mulher, 5ª ed- Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2012

 

Por
 Fisioterapeuta Mauricelia Cristina Leite
Pós- graduanda em Fisioterapia Hospitalar 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário