segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sexualidade na gestação - Parte II

Olá pessoal, conforme prometido, aqui está a continuação da postagem sobre sexualidade na gestação, além de citarmos as melhores posições para o sexo na gravidez ,vamos também dar dicas de como melhorar e facilitar  as posturas para os casais grávidos e ensinar como aliviar as dores nas costas, especialmente na lombar. Tomara que consigamos ajudar vocês!!! Então lá vai...


Posições sexuais

 
Nos primeiros meses de gestação as posições que eram realizadas pelo casal antes podem ser mantidas, sem nenhum problema, porém sem exageros... Com o passar dos meses, quando a barriga começar a crescer e a pesar, algumas posições terão que ser adaptadas.
 
Vamos ver algumas posições que poderão ser adaptadas durante esse período:
 
1-A tão conhecida posição papai e mamãe é uma das posições que poderá que ser adaptada. Na adaptação o parceiro não deita totalmente sobre a parceira, o peso é todo descarregado em suas mãos. Uns dos cuidados que se deve ter durante essa posição é a grávida manter-se por muito tempo dessa forma, pois com o peso da barriga a mesma poderá sentir dificuldade para respirar.
 
2- Nessa posição a gestante fica deitada sobre o travesseiro que deve estar na região lombar, facilitando para que a pelve fique elevada e seu parceiro fica de joelhos sem fazer pressão sobre a barriga. Essa posição pode se tornar incomoda após o sétimo mês e deve manter o mesmo cuidado da posição anterior (não mantê-la por tempo prolongado).
 
3- A cruz, como é chamada essa posição, é uma opção em que o casal pode optar até o fim da gestação, onde não requer tanto esforço da mulher. Essa posição faz com que ambos sintam-se bastante confortável.


4- A posição do cachorrinho também poderá ser adaptada nos últimos meses, quando a barriga começa a ficar pesada e a posição começa a ficar desconfortável. O parceiro com uma das mãos apoiada na barriga, diminui a sobrecarga na região lombar. Para diminuir o desconforto dessa posição, a gestante deve se debruçar sobre uma pilha de travesseiros ao invés de apoiar-se em seus braços.
 
5- Nessa posição, sentada sobre o seu parceiro, a gestante tem mais controle do movimento e também não há pressão na barriga.  Há várias opções para adequar a postura: Na primeira foto (da esquerda para direita) a gestante está apoiada com os pés para trás, e o parceiro semi-deitado. Na segunda foto, ela com pés para frente apoiando suas mãos nas pernas dele para ter mais apoio e conforto, e ele totalmente deitado. Na terceira foto, os dois estão sentados. Essas variações vão depender do que deixa o casal mais confortável e encaixado, alguns estudiosos acreditam que algumas posições encaixam melhor na mulher anatomicamente podendo facilitar o orgasmo, além é claro do tamanho da barriga da mãe, nos últimos meses por exemplo, ficar apoiada sobre os joelhos é mais confortável, pois de cócoras poderá cansar, e a mulher ainda pode escolher se prefere ficar de frente ou de costas para o parceiro (foto 4).
 
6- A posição de conchinha também é uma das posições que o casal pode optar até o fim da gestação, para deixar mais confortável a gestante deverá colocar um travesseiro abaixo da barriga, evitando a sobrecarga na região lombar, além disso deve-se ter cuidado com o lado que a mulher ficará virada, o lado esquerdo é a melhor opção, pois nessa posição não há compressão da veia cava inferior e da aorta, evitando um possível desmaio.
7- Nesta posição a seguir a gestante fica deitada em uma superfície mais alta que o homem (pode ser ela na cama e ele de joelhos no chão). É confortável para a gestante, pois ele é quem tem o controle da movimentação, e a barriga da grávida fica livre.
 
8- Estas duas posições abaixo também podem ser utilizadas até o fim da gestação, a gestante tem controle do movimento e não há compressão do abdômen.
                         
 
Ainda assim, caso vocês papai e mamãe não se sintam a vontade com a penetração, não se desesperem, pois existem outras maneiras de se relacionar, afinal, sexo não é só penetração. Beijos, carícias, sexo oral, joguinhos são uma boa alternativa para essa questão.
 
E a respeito das dores na região lombar, além das posturas adotadas na hora do sexo para minimizá-las, a fisioterapia também dispõe de técnicas muito eficazes como alongamentos, liberação de tecidos e músculos na região lombar, pélvica e até torácica associando à exercícios, mas esta conduta deve ser realizada por um profissional habilitado para isto.
Mas para as mães que contam com o apoio e carinho de seus parceiros nesse período de gestação, há uma opção: compressa morna na região lombar para diminuir a dor e pode pedir uma massagem bem leve ao marido para relaxar a musculatura, afinal de contas você merece mamãe!!!!!!


Apesar de todas as dicas e esclarecimentos dados nesta postagem, é essencial que você , gestante, tenha ao seu dispor um obstetra pra realizar seu pré-natal e um(a) fisioterapeuta que possa acompanhá-la DURANTE E DEPOIS da gestação!!! Para mais informações entre em contato conosco.  FTS Judy Susan e Layane Souza.

FONTE:
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA E TRATAMENTO DA LOMBALGIA GESTACIONAL.Ana Carolina Rodarti Pitangui. Cristine Homsi Jorge Ferreira. Fisioter. Mov. 2008 abr/jun;21(2):135-142.
Baracho, Elza; Fisioterapia aplicada à saúde da mulher, 5ª ed- Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2012

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário